Biografia

O ator, jornalista e ambientalista Eduardo Romero (PT do B) tem 32 anos, nasceu na região de Lagoa Bonita, Fátima do Sul - MS. Foi adotado por Izaura (in memoriam) e Valério, que o criaram na cidade de Campo Grande. Tem seis irmãs e um irmão. Vive há 27 anos na região do bairro Universitário, região Sul de Campo Grande.

Estudou da pré-escola ao ensino médio na Escola Estadual José Barbosa Rodrigues (B. Universitário), onde atuou em movimento estudantil e artístico. Foi integrante do Grêmio Estudantil, Colegiado Escolar, Associação de Pais e Mestres (APM), Grupo Estudantil de Teatro (GET) e Clube de Ciências Manipulando o Conhecimento (CCMC).

A vivência em pesquisas e feiras científicas transformou o trabalho do Clube de Ciências na Associação Bálsamo, onde Eduardo Romero se empenhou em proteger o córrego Bálsamo, localizado no bairro onde vive.

Na Paróquia Santa Rita de Cássia foi integrante do Grupo de Jovens JAM (Juventude de Ação Mariana) e equipe de Liturgia.

No teatro, é um dos fundadores do Grupo Teatral Caras de Pau em 1995, que já prestou serviços de teatro educativo e empresarial a diversas organizações públicas e privadas. A experiência em Arte-educação foi destaque em Moçambique no ano de 2005, a convite do Ministério da Saúde brasileiro.

Eduardo se formou em Jornalismo na Uniderp em 2005, fez pós-graduação em Didática e Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Educacional Anhanguera (2012), atualmente é aluno do Mestrado em Comunicação da UFMS. Estudou dois semestres de Direito no Centro Educacional Anhanguera em 2011.

Um marco de vida foi a viagem “Giro Brasil duas rodas”, onde ele percorreu de moto 22 Estados brasileiros, passando por três países da fronteira. Foi a realização de um sonho. Realizou entrevistas e trabalhos voluntários por onde passou. Conheceu de perto a realidade brasileira, vivendo e sentido na pele cada canto desse país.

Sua luta em defesa da comunidade no entorno do Córrego Bálsamo também se destaca. No ano de 2011 ganhou notoriedade na imprensa quando os trens da Novoeste descarrilaram derramando óleo diesel na região da nascente do córrego. Foi destaque em rede nacional de TV pelo trabalho de mobilização e articulação popular na recuperação do Córrego. Realizou diversas campanhas de doação de sangue junto ao Hemosul, no bairro Universitário.

Histórico político

Foi presidente da Associação de Moradores do Bairro Universitário, em 2001. Em 2008 Eduardo Romero tornou-se suplente de vereador do Partido Verde (PV). Os 3.206 votos foram reconhecidos por diversas lideranças políticas como uma grande vitória, marcando o surgimento de um nome forte no cenário eleitoral de Campo Grande. Atualmente, Eduardo Romero é filiado ao PT do B.

Nenhum comentário: