quinta-feira, junho 06, 2013

Vereador defende que canteiro da Afonso Pena seja tombado sem retirada de ciclovia




O canteiro central e as árvores centenárias da Avenida Afonso Pena podem ser tombados caso o Executivo Municipal acate a sugestão do Conselho Municipal de Cultura que aprovou, por unanimidade, o tombamento. Com isto existe a possibilidade da ciclovia construída no trajeto ser retirada.

O vereador Eduardo Romero, presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara Municipal e coordenador na região Centro-Oeste da Frente Parlamentar Ambiental defende o tombamento do canteiro central e também das árvores centenárias. Porém, no seu entendimento a ciclovia não interfere de forma negativa na questão cultural ou ambiental.

‘A ciclovia não permite outra coisa a não ser a interação do ciclista com a cidade, sentir o patrimônio histórico cultural de sua cidade. Além disso, não podemos perder 7 km de ciclovia e os R$ 147 mil investidos para construção que saíram dos cofres públicos da cidade’, pondera.

Conforme declarações do Conselho Municipal de Cultura, a possibilidade de retirada da ciclovia existe porque os estudos para tombamento da Afonso Pena começaram em 2009, portanto ainda não existia a ciclovia. Como ela não foi acrescida aos estudos posteriormente, pode ser que o local precise ficar no mesmo estado que no descrito no levantamento.

O Vereador Eduardo Romero encaminha nesta quinta-feira um ofício a 26ª Promotoria do de Justiça do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo e Patrimônio Cultural do Ministério Público Estadual solicitando que a ciclovia seja mantida no canteiro da Afonso Pena, isso porque o estudo foi solicitado por este órgão. ‘Somos a favor da preservação ambiental, mas vale ressaltar que a ciclovia consumiu dinheiro público que não pode simplesmente virar entulho. Além da questão financeira avaliamos que a ciclovia está proporcionando mobilidade segura aos ciclistas que já a adotaram como rota’, explica. O Executivo Municipal também receberá o mesmo documento enviado à promotoria.

 O parlamentar defende ainda que a ciclovia não alterou em nada a paisagem arbórea do canteiro. Ele questiona que depois de 2009 também foi providenciada jardinagem, iluminação e as vagas de estacionamento foram retiradas do canteiro central a Afonso Pena.

..............

Nenhum comentário: