segunda-feira, março 18, 2013

Vereador Eduardo Romero apóia blitz educativa sobre Dia Mundial das Águas




Blitz educativa sobre o Dia Mundial das Águas (DMA) vai ser realizada em escolas e no calçadão da Rua Barão do Rio Branco, em Campo Grande. A programação ocorre entre os dias 21 e 23 de março com o objetivo de levar informações sobre a discussão do tema e mudança dos hábitos dos consumidores. O evento é uma parceria entre a Rádio Mega 94, a concessionária Águas Guariroba e o grupo de arte-educação do gabinete do vereador Eduardo Romero (PT do B).

Blitz educativa a partir das 11h, que coincide com o horário de saída dos alunos, vai acontecer nas Escolas Estaduais Joaquim Murtinho (dia 21) e na Maria Constança de Barros Machado (dia 22). Já no sábado, 23, a interação será com o público em geral, na Rua Barão do Rio Branco, em frente ao Bar do Zé – entre Calógeras e 13 de Maio, a partir das 9h.

O grupo de arte-educação do gabinete do vereador Eduardo Romero vai trabalhar com várias abordagens relativas ao tema águas, desde conscientização sobre os gastos com o líquido até formas de economia. Os atores estarão com pernas de pau interagindo com o público.

Uma equipe da Rádio Mega 94 vai fazer fash dentro da sua programação com a mesma temática e com distribuição de prêmios. Com a campanha ‘Cante no chuveiro desligado’, a emissora pretende chamar a atenção para o consumo exagerado de água. Tarefas do cotidiano podem ser executadas com menor gasto de água como, por exemplo, um banho. Para se ter uma idéia, um banho de ducha em cinco minutos são gastos 81 litros de água, ou seja, ao ano, em média, uma pessoa gasta 29.565 litros. Isso se tomar apenas um por dia.

A rádio também vai disponibilizar um painel interativo com uma montagem sobre o tema águas para quem quiser tirar fotos. Depois o material poderá ser conferido no site da emissora.

A Águas Guariroba vai oferecer apoio com entrega de copinhos com água para quem parar para acompanhar as apresentações.

O vereador Eduardo Romero é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente na Câmara Municipal. Para ele, a discussão do tema vai além da data de 22 de Março. Inclusive em seu trabalho como legislador e fiscalizador das ações no âmbito municipal tem encaminhado indicações e requerimento ao Poder Executivo sugerindo melhorias e cobrando respostas.

Um dos questionamentos do vereador é sobre o fundo Municipal do Meio Ambiente, mais precisamente sobre os valores já depositados e a destinação deles. De acordo com o parlamentar como o FMMA foi criado para receber as receitas advindas de taxas de licença ambiental, multas ambientais, dotação orçamentária, doações, contribuições, convênios, entre outras que devem ser depositadas no fundo e servirão para a realização de projetos e programas ambientais, é importante que a sociedade tenha conhecimento da existência deste fundo e exija o cumprimento da lei.
O vereador também fez requerimento o Executivo Municipal em relação a as obras do Parque Linear do Bálsamo – Etapa I. Ele questiona, entre outros pontos, sobre a programação detalhada da fiscalização das obras.


---
 

Nenhum comentário: