segunda-feira, junho 16, 2008

EU QUERO FAZER A MINHA PARTE...

Campo Grande ganha este mês a campanha de Educação Ambiental EU QUERO FAZER MINHA PARTE, com foco no comportamento responsável por preservar a vida, uma iniciativa do Sarau dos Amigos, da ong Bálsamo, do projeto Girobrasil e da Promover Comunicação e Cidadania. Composta por 11 adesivos, 01 cartela de etiquetas auto-colantes e 01 cartaz, a campanha EU QUERO FAZER MINHA PARTE objetiva motivar a adoção no cotidiano de atitudes de combate à poluição e ao desperdício de recursos naturais, de exercício da cidadania e de gentileza para com as pessoas.

Por que?

A campanha EU QUERO FAZER MINHA PARTE foi elaborada porque se tempos atrás preservar a natureza parecia ser apenas evitar a morte de bichinhos e plantinhas, atualmente está comprovado que preservação é o sentido de toda vida no planeta, inclusive a de seres humanos.
O anúncio dos efeitos do aquecimento global foi o alerta de maior gravidade já visto pela sociedade mundial e deve ser constantemente repetido, pois é preciso mudar a maneira de nos relacionarmos com o ambiente em que vivemos e também com as pessoas com quem convivemos. É uma questão de tempo e a urgência é tanta que saiu da esfera científica o mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês), com dados atuais e projeções, virou notícia popularizado por necessidade, foi difundido ampla e objetivamente para ser compreendido. E tem sido fundamental o comprometimento dos meios de comunicação com a promoção das atitudes responsáveis por freiar o aumento da temperatura da Terra e suas consequências, com matérias não apenas informativas, mas, didáticas, explicativas e de orientação.
Interesses econômicos fazem prevalecer a predação dos recursos naturais, favorecem o consumo exagerado e sustentam um modo de vida baseado no que se tem para exibir, na perda de valores e nos relacionamentos superficiais. Não são os seres animais, vegetais ou minerais que fazem isso, são os seres humanos, em larga, média, pequena e micro escalas.

Comunicação e Cidadania
A iniciativa da campanha EU QUERO FAZER A MINHA PARTE é resultado da parceria dos jornalistas Beatriz Diniz e Eduardo Romero, que juntos publicavam no jornal Folha do Povo, em 2003, a coluna Ecológico de Educação Ambiental para Comunidades.
A campanha foi criada no Rio de Janeiro, tem Direção de Criação e Arte e Redação de Beatriz Diniz, que morou 14 anos em Campo Grande, onde se especializou em Comunicação para Cidadania.
O conceito da campanha EU QUERO FAZER A MINHA PARTE conjuga nossas relações cotidianas com o ambiente em que vivemos e com as pessoas com quem convivemos para promover comportamentos que preservam a vida. 9 verbos iniciados pela letra E (de eu) afirmam exemplos de atitudes para combater poluição e desperdício de recursos naturais e para exercitar cidadania e gentileza com as pessoas.
"Nossa mensagem é postura de vida positiva e protagonista, e nesta campanha estamos divulgando comportamento, atitude: troque poluição por oxigênio, plante uma árvore; não desperdice água, luz, gás; reaproveite vidro, plástico; seja gentil, seja feliz, tenha fé, aja com generosidade, afaste a violência da sua vida. E eu aprendi isso em Mato Grosso do Sul." - ressalta Beatriz.
São 13 peças no total, produzidas em Campo Grande na medida das possibilidades de investimento. Foram confeccionados 4 dos 11 adesivos, além do cartaz. Os outros 7 adesivos e a cartela de etiquetas auto-colantes estão com arte final pronta, mas, dependem de captação de recursos para produção.

Nenhum comentário: